• Organização XIV Abrapcorp

Conheça um pouco sobre a Unesp, instituição promotora da XIV edição

Atualizado: 19 de Dez de 2019

A Universidade Estadual Paulista foi criada em 1976 e tem destacada atuação em ensino, pesquisa e extensão


A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Criada em 1976, a partir de institutos isolados nas várias regiões do estado, é uma das três universidades públicas gratuitas mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo. São 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no Interior; uma na Capital do Estado, São Paulo; e uma no Litoral Paulista, em São Vicente.

A instituição é hoje referência nacional e internacional de Universidade Pública multicâmpus, formando profissionais e pesquisadores capazes de promover a democracia, a cidadania, os direitos humanos, a justiça social e a ética ambiental, e contribuindo para o letramento científico da sociedade e para a utilização pública da ciência.

Os mais de 3,7 mil professores e 6,7 mil funcionários garantem sólida formação aos alunos, nos 136 cursos de graduação oferecidos, com 183 opções de entrada pelo vestibular, que formam, por ano, 5,6 mil novos profissionais. Na graduação, cerca de 38 mil alunos podem participar de programas especiais de treinamento e realizar atividades extracurriculares. Têm ainda a possibilidade de atuar em empresas juniores, prestando diferentes tipos de serviços, como consultoria, assessoria, elaboração de projetos e pesquisas de opinião. Na pós-graduação, quase 14 mil alunos estudam em 149 programas.

A infraestrutura da Universidade inclui mais de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 3,2 milhões de títulos. Além disso, há, à dis­posição de alunos e professores, museus, hortos, biotérios, jardins botâ­nicos e cinco fazendas experimentais, perfazendo uma área total superior a 62 milhões de m2, sendo 972 mil m2 de área construída. Somam-se a esse formidável conjunto, também, hospitais veterinários e clínicas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

O câmpus da Unesp em Bauru teve sua origem com a criação da Fundação Educacional de Bauru (FEB), em dezembro de 1966. A história do curso de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Radialismo) se inicia em

1974 com o curso polivalente de Comunicação Social, na Faculdade de Artes e Comunicação desta Fundação.

Em 1981, o MEC autorizou a conversão do Polivalente em Relações Públicas (tornando-se Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas) e, em 1983, tal curso foi reconhecido pelo mesmo órgão.

Somente em 1988, ele passou a pertencer à Unesp, que incorporou a Fundação Educacional de Bauru, sendo que a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação tornou-se uma de suas unidades .

O curso atual de Relações Públicas tem quatro anos de formação, com aulas ministradas no horário noturno. Oferece cinquenta (50) vagas no vestibular anual (sendo desde 2019, 50% das vagas reservadas para alunos da rede pública), abrigando estudantes oriundos de várias regiões de São Paulo. Na média, entre 70% e 75% dos alunos são mulheres, e menos de 10% são moradores de Bauru. Nos últimos anos, o número de candidatos por vaga tem sido em torno de 14 a 17, possibilitando que os ingressantes apresentem boa formação escolar e acentuada competitividade estimuladora da profissão e do curso.

A partir de 2015 iniciou-se a implantação do Projeto Político Pedagógico do curso com base nas indicações das Diretrizes Nacionais do Curso de Relações Públicas, incorporando o estágio obrigatório e a maior carga horária de disciplinas específicas da área. Ele está organizado em oito (8) semestres compostos por disciplinas e atividades distribuídas em quatro (4) Eixos Norteadores que são: 1. Relações Públicas e Sociedade; 2. Relações Públicas e Comunicação; 3. Relações Públicas e Formação Profissional; e 4. Relações Públicas e Atividades Complementares, com o estágio e o eixo articulador.

Os egressos têm atuado nas cidades médias do interior e na capital do Estado desempenhando diversas atividades cobertas pelo amplo espectro possível das Relações Públicas. Além disso, o curso encontra-se plenamente integrado aos programas de pós-graduação da FAAC na área de comunicação. Em nível de pós-graduação stricto sensu, são oferecidos três programas: Comunicação (Mestrado e Doutorado acadêmico) e Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional e Doutorado acadêmico). Em nível de pós-graduação lato sensu, são oferecidos dois programas: Estratégias Competitivas de Mercado: Comunicação, Inovação e Liderança (ECONEG) e Especialização em Linguagem, Cultura e Mídia.

0 visualização

Entre em Contato

Fone: (14) 991410595

secretaria@abrapcorp.org.br

LOGOS ABRAPCORPPrancheta 13.png

Realização:

Patrocínio:

© 2020 - Orgulhosamente desenvolvido pela LM&Co.